4.Set.2010 |
Cientistas americanos descobriram que beber água antes das refeições ajuda as pessoas a perderem peso. Esses pesquisadores, do Estado americano da Virgínia, afirmam que pessoas que estão em dieta podem perder cerca de 2kg a mais se elas beberem pelo menos dois ou três copos por dia, antes das refeições. Na pesquisa, apresentada em um congresso nacional da Sociedade Americana de Química, em Boston, todos os adultos que participaram da pesquisa tinham entre 55 e 75 anos de idade. A teoria dos cientistas foi testada em 48 adultos, divididos em dois grupos, ao longo de 12 semanas. Os grupos seguiram dietas de baixa caloria, mas um deles bebeu água antes das refeições. Ao longo de 12 semanas, as pessoas que beberam água perderam cerca de 7kg, enquanto os demais perderam em média 5kg. Um estudo anterior já havia mostrado que pessoas que bebem até dois copos de água antes de cada refeição ingerem de 75 a 90 calorias a menos. Brenda Davy, uma das autoras da pesquisa da Universidade Virginia Tech, explica que o fato de se encher o estômago com um líquido sem calorias antes das refeições faz com que menos calorias sejam consumidas. "As pessoas deveriam beber mais água e menos bebidas adocicadas e com muita caloria. É uma forma simples de se facilitar o controle do peso", afirma Davy. De acordo com a cientista, bebidas dietéticas e com adoçantes artificiais também ajudam as pessoas a reduzir o consumo de calorias, e, consequentemente, a perder peso. A cientista Davy explica que bebidas com muito açúcar precisam ser evitadas. Uma lata de refrigerante comum contém, em média, 10 colheres de chá de açúcar. A pesquisa foi financiada pela entidade Institute for Public Health and Water Research, que realiza estudos sobre água e saúde pública. (Fonte: site Terra)
Copyright Progresso. Todos os direitos reservados. É
proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso,
sem autorização escrita da Progresso.